Por que cachorro lambe tudo? Passar a língua no nosso rosto ou em um petisco saboroso, tudo bem. Afinal, conseguimos compreender essas atitudes, seja como um sinal de afeto ou interesse em comer o alimento.
Porém, às vezes, nossos amigos de quatro patas passam a língua em coisas mais inusitadas, como objetos diversos, partes do corpo e até outros cachorros. Isso faz com que muitos tutores se perguntem “por que meu cachorro lambe tudo?” É isso que vamos explicar agora!
Lambidas de cachorro: por que elas são tão frequentes?
Você já se perguntou por que cachorro lambe tudo? Conforme explica a Dra. Katia de Martino, médica-veterinária comportamentalista, as lambidas fazem parte do instinto do cão. “Por meio delas, os pets exploram o mundo por meio do paladar”, diz.
Explicando de outro modo, pode-se dizer que, enquanto nós também contamos com o raciocínio para compreendermos o mundo à nossa volta, os cães o interpretam principalmente a partir dos órgãos do sentido. Daí a resposta para a pergunta “por que cachorro lambe tudo?”, além de farejar e aguçar a audição para ouvir as coisas.
Assim, é interessante pensar que nós, seres humanos, damos uma importância considerável para a visão, ao passo que os cachorros tendem a confiar mais em outros sentidos, com destaque para a audição e o olfato.
Não é à toa que, embora tenham uma visão periférica maior que a nossa, devido ao posicionamento dos olhos, em geral, eles dispõem de uma noção de profundidade menor. Por outro lado, enquanto nós temos cerca de 5 milhões de receptores de odores, os cães têm mais de 200 milhões dessas estruturas.
Da mesma maneira, se nós conseguimos captar sons cuja faixa de vibração fica entre 20 a 20.000 ciclos por segundo, os cachorros podem captar vibrações que variam de 18 a 40.000 ciclos por segundo.
Quanto ao paladar, é verdade que os cães possuem bem menos papilas gustativas que a gente. São 9.000 nossas contra apenas cerca de 1.700 dos cães. Por outro lado, eles contam com estruturas especiais que os ajudam a captar informações que nós não somos capazes de perceber, como veremos a seguir.
Conheça 4 situações que podem levar o cão a lamber
Até aqui, nos concentramos no fato de que a justificativa para a pergunta “por que cachorro lambe tudo?” é um comportamento canino natural. Porém, não falamos sobre as situações em que as lambidas tendem a ser mais frequentes e a razão disso acontecer.
A seguir, confira alguns motivos especiais que podem fazer com que o pet passe a lamber mais as coisas ou a si próprio.
Demonstrar carinho pelo tutor
Ao chegar em casa, muitos tutores já passaram pela experiência de serem abordados pelo cachorro, recebendo os famosos lambeijos, mas por que cachorro lambe o rosto do tutor? “Lamber o tutor é um ato de carinho e segurança. Também é uma forma de reconhecê-lo como um membro da matilha”, explica a Dra. Kátia.
Ainda de acordo com a especialista, há outro motivo para que eles queiram nos lamber: por meio desse ato, eles identificam por onde andamos, com quem estivemos e até como está o nosso humor!
Em relação aos lambeijos, também é importante alertar que eles nem sempre são sinais de que o cachorro está feliz. Em excesso, também podem indicar ansiedade ou tentativas de chamar a atenção do tutor. Por isso, é bom ficar atento.
Reconhecer outros cachorros
São muito comuns as menções ao fato de que os cães cheiram o rabo de outros cachorros para melhor reconhecê-los. Porém, se você já observou dois peludos próximos com atenção, talvez tenha notado que, além de cheirar, eles podem dar uma lambida um no outro.
De acordo com a Dra. Kátia, a principal explicação para isso é o órgão vomeronasal, estrutura localizada na boca dos cachorros, que permite que eles identifiquem a presença de feromônios em outros cães. “Quando um peludo lambe outro, ele deixa seu cheiro ali e identifica o odor do outro pet”, diz.
Aliviar alguma dor física
Diferentemente da gente, quando estão com algum desconforto físico, como dores, os cães não têm a opção de buscar algum remédio ou recorrer a uma bolsinha de água quente por conta própria.
Assim, eles optam pela lambidas para aliviar o incômodo. Então, se o seu amigo passou a lamber alguma região do corpo de maneira insistente, é bom procurar ajuda. Essa pode ser a resposta para a dúvida “por que o cachorro lambe a pata ou outra região do corpo?”
Distúrbios comportamentais
Uma rotina inadequada, na qual estão ausentes possibilidades para que os cães possam expressar os comportamentos naturais, pode levar o pet a desenvolver o transtorno obsessivo-compulsivo, caracterizado por certos rituais e estereótipos.
Entre eles, dois que se relacionam com as lambidas são a lambedura excessiva das patas e a alotriofagia, quando o pet passa a ingerir diferentes substâncias de maneira compulsiva.
Além de mudanças repentinas no comportamento, a Dra. Katia diz que o tutor deve procurar ajuda sempre que as lambidas levarem ao surgimento de lesões na pele, com ou sem queda de pelos.
Seja como for, agora que você sabe a resposta para a questão “por que cachorro lambe tudo?”, procure um médico-veterinário quanto antes em caso de suspeita de algum problema. Não espere o quadro se agravar!
Fonte: Petz