Doenças de pele em gato. veja as principais.
As doenças de pele em gato podem ter diversas causas e todas elas precisam de atenção médica. Nesse sentido, os quatro problemas mais comuns, de acordo com os especialistas são:
Sarna de ouvido
Conhecida também como sarna otodécica, é uma doença muito comum em bichanos e que pode causar grande incômodo para o pet. Nessa situação, ácaros atacam a região do ouvido do gato e proporcionam coceira intensa e um excesso de cera.
Para tentar aliviar os sintomas, o bichano coça muito a orelha, o que causa feridas na região. Se não for bem tratada, pode evoluir para uma inflamação ou infecção bacteriana de ouvido, trazendo graves consequências para o pet.
Dermatite alérgica a pulgas
As pulgas causam muito incômodo, todo mundo sabe. Mas o que muita gente desconhece é que alguns pets podem sofrer ainda mais com esses parasitas. Você já ouviu falar de dermatite em gatos?
A chamada dermatite alérgica a pulgas ocorre quando o gato sofre uma reação alérgica à saliva da pulga. Apenas uma picada pode gerar coceira intensa, que pode durar por muitos dias. Além da tradicional coceira, é comum surgirem feridas na pele do gato, o que naturalmente já preocupa muitos tutores.
Alergia alimentar
Uma boa nutrição é o primeiro passo para uma boa saúde, mas mesmo rações certificadas podem causar problemas de pele em gatos.
A alergia alimentar ocorre quando o gato é intolerante a algum componente da ração, o que requer atenção dos clientes para notar e sanar esse problema. O sintoma principal é o pelo do gato caindo e a pele vermelha. O gato também pode apresentar coceira intensa, intestino desregulado, apatia e falta de apetite.
Micoses
Causadas por fungos, a micose em gatos é um dos problemas de pele mais comuns nos bichanos. Na maioria das vezes, é causada pelo fungo Microsporum canis, que, normalmente, está na pele dos gatos, mas provoca problemas se e quando eles têm queda de imunidade.