A otite externa é uma infecção que ocorre na parte mais exposta do conduto auditivo e sua principal causa está relacionada ao acúmulo de água no canal auricular, uma vez que o ambiente úmido promove as condições ideais para o crescimento de bactérias e fungos. Outros fatores menos comuns, como alterações anatômicas ou produção em excesso de secreção podem também provocar otites.
Caso a doença já esteja instalada e não for tratada rapidamente, pode gerar incômodos ao animal e sérias complicações, podendo levar até mesmo a surdez.
Como prevenir
É muito importante entender como esta doença ocorre e também aprender a prevenir, pois geralmente a otite inicia de forma simples, mas se não tratada a tempo o quadro pode complicar, tornando o tratamento mais difícil e dolorido para seu PET.
A limpeza do conduto auditivo deve ser feita apenas na parte mais externa, para retirar somente o excesso de secreção e umidade. Se você tutor, costuma levar seu animalzinho para tomar banho em Pets Shops, fique atento aos cuidados que costumam ter com a limpeza das orelhas. O uso de protetores nas orelhas durante o banho é interessante, principalmente se o seu PET costuma ficar agitado, os protetores impedem a entrada de água durante o enxague, ou até mesmo durante a secagem podem evitar a entrada de pequenos objetos ou pelos que podem provocar irritação no local.
Se o seu animalzinho já estiver com a otite instalada, o veterinário deverá realizar alguns exames específicos para então prescrever o medicamento mais adequado. E indicar também, antes do início do tratamento com a medicação, o uso de produtos para a higiene mais apropriados para realizar a limpeza no interior das orelhas.